Aula 2 - Bubba Tub
Aula 1 - Áreas Livres
HABILIDADES BNCC
(EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
(EF05MA21) Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos e medir volumes por meio de empilhamento de cubos, utilizando, preferencialmente, objetos concretos.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Reconhecer que as unidades de medida para diversas grandezas (comprimento, volume etc.) advém de padrões internacionalmente aceitos e que são fundamentais na resolução de problemas cotidianos.
.RECURSOS.
- Embalagens vazias de produtos líquidos: caixas de leite (suficientes para atender todos os grupos), garrafa e lata de refrigerante, pote de iogurte etc;
- Copos descartáveis de café e suco (suficientes para atender todos os
grupos);
- Funil;
- Jarra com água disponível.
PROBLEMATIZAÇÃO: AS UNIDADES DE MEDIDAS
No dia a dia, lidamos com muitas medidas de diversas grandezas. Hora, temperatura, distância, massa, volume e muitas outras. Elas nos ajudam a se organizar, planejar e tomar decisões. Por exemplo, quando vamos a algum passeio, é importante saber a distância até o destino para planejar qual a hora de sair de casa e não se atrasar. Damos também uma conferida na temperatura, para saber qual roupa vestir. Às vezes, preparamos a mochila com uma garrafa com meio litro de água e um pacote de biscoito de 130 gramas, afinal, sempre bate aquela fominha no meio do dia. Não pensamos muito nessas grandezas, mas elas estão entre nós.
E por que elas funcionam?
Uma grandeza é válida quando todos a reconhecem. Se eu te convidar para assistir a um filme de duas horas, você tem uma boa ideia sobre essa duração. Se eu te convidar para dar um passeio de um quilômetro pelo parque, é a mesma coisa, você sabe quanto isso vale. É porque hora e quilômetro são unidades de tempo e distância que o mundo todo usa. Aprendemos desde criança a utilizá-las e estamos acostumados com elas. Mas, imagine um mundo em que cada pessoa use uma unidade diferente para cada grandeza. A comunicação seria complicada e, provavelmente, as coisas dariam muito errado. Por isso, procuramos usar medidas que todos entendam. Usamos horas usar medidas que todos entendam. Usamos horas e minutos para medir o tempo; graus Celsius para medir a temperatura; metros para medir distâncias e gramas para medir massa. Aí, não tem erro.
Porém, nem sempre as unidades são as mesmas para uma mesma grandeza. Às vezes, para cada situação ou em determinados países, o padrão é diferente. Para dizer a altitude dos aviões, os pilotos não usam metros, mas uma medida chamada pé. No jogo de futebol americano, a distância percorrida pelos jogadores é dada em jardas. As rodas das bicicletas e carros são medidas em polegadas e milha é a unidade usada para medir distância nos Estados Unidos. Veja só, a grandeza é uma só, a distância, mas a unidade pode ser diferente para cada situação ou país. Metro, pé, jarda, polegada e milha são todas unidades para medir distância.
E você sabia que pode criar sua própria unidade de medida? Sim, você pode inventar uma unidade de distância baseada, por exemplo, no tamanho do seu braço. Aí, você poderá dizer que mora a 450 braços de distância da escola. Mas será que todos vão entender quanto vale essa medida? Vamos mergulhar na ciência das medidas, vem com a gente.
ANTES DA AULA
- Prepare e/ou solicite aos alunos que tragam os materiais indicados na seção “Recursos”..
- Disponibilize e peça aos alunos para que leiam o texto problematizador “As unidades de medidas”.
- Disponibilize ou exiba para os alunos o vídeo “Entrando para a história da ciência”. Oriente-os sobre o desafio proposto pelo Ciência em Show sobre estimar a altura da atração Bubba Tub, conforme indicado no próprio vídeo. Peça que coletem dados durante o passeio.
.O EXPERIMENTO - Passo a passo.
AULA EXPERIMENTAL - PARTE 1
• Inicie a aula relendo, junto com os alunos, o texto “As unidades de medidas”.
• Peça para que falem sobre o que entenderam do texto. Você pode complementar com perguntas, como:
- Quanto acham que está a temperatura ambiente hoje?
- Quem mora mais longe da escola? E quem mora mais perto? Qual a distância?
- Vocês acham que funcionaria criar e usar uma unidade de medida própria para distâncias? Como?
• Divida os alunos em grupos de cinco pessoas.
• Distribua alguma(s) embalagem(s) para cada grupo e peça que verifiquem as inscrições do rótulo sobre o volume. Use, por exemplo, caixa de leite de 1 litro, embalagem de iogurte de 125 ml, lata de refrigerante de 350 ml etc. Reforce que o volume deve estar impresso no rótulo, pois é através dele que o consumidor pode decidir sobre a compra do produto pela quantidade.
• Encha a caixa de leite com 1 litro de água. Distribua vários copos descartáveis de suco para cada grupo e peça que a usem para encher a maior quantidade de copos. Anote quantos copos cada grupo encheu. O último copo pode conter um valor fracionado. Incentive-os a estimar essa fração.
• Reforce que o volume de água foi distribuído pelos vários copos, mas que continua sendo de 1 litro e comente sobre as possíveis diferenças encontradas entre os grupos..
• Distribua vários copos descartáveis de café e lance o desafio: quantos copos de café podem ser enchidos com a mesma quantidade de água (1 litro)?
• Dê um tempo para que os alunos debatam, observem e calculem. Anote a hipótese de cada grupo.
• Distribua novamente 1 litro de água e peça que encham os copinhos.
• Compare os resultados previstos com os reais e debata com eles possíveis imprecisões que devam surgir.
AULA EXPERIMENTAL - PARTE 2
• Exiba novamente o vídeo “Entrando para a história da ciência”.
• Abra uma roda de discussão para debater sobre quais metodologias usaram para estimar a altura da atração Bubba Tub e qual o resultado a que chegaram.
ENCERRAMENTO
• Essa atividade foi dividida em duas partes. Na primeira, realizando a observação dos rótulos dos alimentos, os alunos têm a oportunidade de verificar o uso técnico das unidades de medida de volume e sua importância como publicidade do produto. Destaque outros exemplos de unidades de medidas que usamos e aplicamos no cotidiano. Ainda nessa parte, os alunos são estimulados a dividir um volume conhecido e estimar novos volumes a partir da comparação com unidades menores. Comente sobre o uso de unidades genéricas, como colher de sopa, xícara de chá, copo de café etc. e relacione tais medidas genéricas às respectivas unidades do Sistema Internacional de Unidades.
• Na parte II da atividade, os alunos devem resolver o desafio proposto no vídeo: estimar a altura da atração Bubba Tub. Durante o passeio no parque, eles devem ter feito suas observações e proposto ideias para a resolução do problema. Possíveis respostas:
- A atração tem X degraus com altura média de Y cm, portanto, a altura total é igual a X vezes Y.
- A atração tem X palmos de altura.
• Considere cada hipótese e discuta sobre ela, focando na metodologia e no uso coerente das unidades de medida. A atração Bubba Tub tem uma altura de 15,5 m.
• Descarte adequadamente itens que não serão mais usados.
E aí, curtiu a aula? Descubra ainda mais aventuras científicas como essa!
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