Aula 3 - Lazy River
Aula 1 - Lazy River
HABILIDADES BNCC
(EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).
(EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros)..
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Compreender os processos de tratamento da água identificando suas diversas etapas e classificando as misturas como homogêneas e heterogêneas. Relacionar o tratamento de água com a saúde pública.
.RECURSOS.
- 2 recipientes transparentes (jarra);
- Peneira;
- Colher de sopa;
- Sulfato de alumínio (Al2 (SO4)3) – encontrado em loja de materiais para limpeza de piscinas;
- Hidróxido de sódio/soda cáustica (NaOH) – encontrado em supermercados e loja de materiais de construção;
- Uma porção de terra, com impurezas (galhos, folhas etc.);
- Garrafa PET 2 litros transparente;
- Tesoura;
- Seringa grande;
- Cascalho/pedrisco;
- Brita;
- Areia fina;
- Areia grossa;
- Algodão;
- Água.
PROBLEMATIZAÇÃO: ÁGUA TRATADA E SAÚDE
O Wet’n Wild é um parque aquático que lida diariamente com 7 milhões de litros de água circulando por mais de 25 atrações. É uma tarefa difícil e cheia de responsabilidades, pois a água pode ser veículo de transmissão de diversas doenças. Isso é conhecido há muito tempo. Arqueólogos indicam que os babilônios já empregavam coleta de esgoto em 3750 a.C. e que os antigos egípcios construíram tubulações de cobre e usaram sulfato de alumínio para clarear a água. O império romano expandiu ações desse tipo, construindo aquedutos, salas de banho e banheiros públicos, e difundindo hábitos, como o banho diário, o cuidado com a água para consumo e o destino do esgoto. Essas ações preveniram surtos de diversas doenças mortais que circulavam na época. O fim do império romano dá início à idade média. Muitas práticas de higiene herdadas dos romanos foram abandonadas e uma nova configuração da sociedade propiciou o consumo de água não potável e a sua contaminação por dejetos, o que fez surgir diversas doenças e pandemias que dizimaram parte considerável das populações da Europa. Essa tragédia contribuiu para o surgimento de políticas públicas e para o desenvolvimento de estudos voltados à qualidade da água.
A água que sai da torneira da sua casa passou por uma intensa jornada de tratamento. Ela foi captada de um rio ou represa, passou por processos físicos e químicos altamente controlados e só depois foi disponibilizada para o consumo. Tais processos acontecem em uma Estação de Tratamento de Água (ETA). E como o parque precisa garantir a qualidade de um volume muito grande de água, ele possui a sua própria ETA.
A água que entra no parque é coletada de uma represa através de bombas hidráulicas. Ela passa por filtros especiais, tratamento químico, controle laboratorial e só então é enviada para os reservatórios que abastecem as piscinas. Ao longo do dia, essa água tratada que circula pelo parque é devolvida para outros sistemas de tratamento que garantem o padrão de qualidade, sem desperdícios.
No Wet, a água é a matéria prima da diversão. Do Lazy River ao Kamikaze, do Vortex ao Wave Lagoon, cada um escolhe como vai se divertir. Uns preferem mais emoção, outros decidem relaxar em uma piscina tranquila, mas todo mundo tem água tratada garantida.
E como o tratamento de água utiliza-se de importantes conhecimentos científicos, que tal conhecê-los um pouco melhor? Prepare-se para um banho de ciência!
A água que entra no parque é coletada de uma represa através de bombas hidráulicas. Ela passa por filtros especiais, tratamento químico, controle laboratorial e só então é enviada para os reservatórios que abastecem as piscinas. Ao longo do dia, essa água tratada que circula pelo parque é devolvida para outros sistemas de tratamento que garantem o padrão de qualidade, sem desperdícios.
No Wet, a água é a matéria prima da diversão. Do Lazy River ao Kamikaze, do Vortex ao Wave Lagoon, cada um escolhe como vai se divertir. Uns preferem mais emoção, outros decidem relaxar em uma piscina tranquila, mas todo mundo tem água tratada garantida.
E como o tratamento de água utiliza-se de importantes conhecimentos científicos, que tal conhecê-los um pouco melhor? Prepare-se para um banho de ciência!
ANTES DA AULA
- Prepare e/ou solicite aos alunos que tragam os materiais indicados na seção “Recursos”..
- Revise os procedimentos do experimento.
.O EXPERIMENTO - Passo a passo.
PARTE 01
PARTE 02
AULA EXPERIMENTAL
AULA EXPERIMENTAL
• Inicie a aula com a leitura conjunta do texto “Água tratada e saúde”.
• Inicie um debate sobre o tratamento da água. Você pode fazer perguntas, como:
- Quais os perigos da utilização de água não tratada?
- Todos os brasileiros têm acesso à água de qualidade?
- Como você acha que ocorre o tratamento de água de um parque aquático?
• Mostre a jarra com água e adicione as impurezas. Peça que classifiquem a mistura como homogênea ou heterogênea. Mostre o material disponível comente que farão um experimento em que vão tratar essa porção de água. Pergunte como acham que isso pode ser feito em pequena escala. Anote as principais ideias dos alunos..
• Exiba o vídeo “Um dia de folga para o cientista”. Se achar necessário, repita o trecho do experimento, para que todos entendam os procedimentos.
• Acomode os alunos ao redor da mesa preparada para o experimento. Inicie uma discussão sobre a metodologia abordada no experimento. Reforce os passos:
- Filtragem primária usando a peneira: retenção de sólidos maiores.
- Tratamento químico com sulfato de alumínio: aglutinação e decantação de sólidos menores.
- Filtragem final: retenção de sólidos ainda presentes na água através das camadas com variadas granulometrias.
• Ao fim do processo, a água deve estar límpida. Inicie um debate sobre a potabilidade dessa água tratada. Você pode fazer perguntas, como:
- Essa água é potável? Por quê?
- Ela ainda é uma mistura? Homogênea ou heterogênea?
- Microrganismos causadores de doenças podem ser visíveis na água?
- Como proceder com a desinfecção dessa água, tornando-a potável?
ENCERRAMENTO
• Consolide a interpretação sobre tratamento de água, falando da importância do saneamento básico para a saúde pública.
• Comente sobre misturas homogêneas e heterogêneas identificadas ao longo do experimento e destaque as técnicas físicas e químicas utilizadas para a separação dos materiais sólidos presentes na água original.
• Descarte adequadamente itens que não serão mais usados.
E aí, curtiu a aula? Descubra ainda mais aventuras científicas como essa!
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